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Um relatório divulgado pela Conversion identificou os maiores marketplaces do Brasil em número de acessos, sendo o TOP 5 formado por Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Amazon e Casas Bahia. Os dados se referem ao ano de 2020, o mais importante para o e-commerce brasílico tanto em faturamento quanto na ingressão de novos sellers.
Esse levantamento confirma uma tendência que já vinha sendo apontada: estar em marketplaces é uma óptimo estratégia de vendas – mormente para as operações multicanal (lojas presentes em diferentes plataformas). Acompanhe a leitura e saiba porquê aproveitar essas oportunidades de negócios!
Por onde estrear?
Marketplaces são grandes shoppings virtuais que reúnem varejistas de diversos portes, segmentos e regiões. Conhecidos por sua credibilidade, esses espaços atraem milhões de usuários em procura de variedade de produtos, preços atrativos e qualidade de atendimento.
Por isso, a crédito transmitida aos clientes e a visibilidade dos anúncios estão entre as principais vantagens de integrar o time de parceiros dos marketplaces. Vale ressaltar que a maioria das grandes marcas ofídio somente porcentagem sobre as vendas do seller, ou seja, não há investimento inicial para utilizar a plataforma.
Marketplace sem custos
Alguns marketplaces que não cobram pela ingressão dos varejistas são:
– Americanas, Shoptime e Submarino (B2W Marketplace)
– Mercado Livre
– Casas Bahia, Extra e Ponto Indiferente (Via Varejo)
– Magazine Luiza
– Carrefour
– Shopee
– Cissa Magazine
– Centauro
– Netshoes e Zattini
– Dafiti, Kanui e Tricae (GFG)
– Elo7
Porquê vender em marketplace
Caso você esteja iniciando sua trajetória no negócio eletrônico, comece vendendo em uma plataforma para se ambientar à dinâmica do e-commerce. Quando estiver habituado e vendo suas vendas aumentarem, estará na hora de escalonar seu negócio com novas integrações.
A partir disso, a dica é variar os canais de vendas, integrando sua loja virtual a diferentes marketplaces. Para escolher as plataformas é preciso explorar os pontos fortes de cada uma e ter um bom planejamento, assim você evita uma sensação bastante generalidade entre os sellers com experiências negativas: frustração. Não basta estar em um grande marketplace para ver suas vendas decolarem. Essa presença exige estratégia.
Consulte o mídia kit das marcas para saber número de acessos, visibilidade dos anúncios, taxas de percentagem, condições de frete, política de troca/reembolso e prazos para repasse. Essas informações são essenciais para você calcular a margem de lucro e organizar a gestão da empresa quanto ao capital de giro, pagamento de salários e fornecedores, entre outros.
Outro oferecido principal é saber os segmentos que mais vendem no marketplace, possibilitando que seus anúncios sejam mais assertivos. Se essa relação não estiver disponível no mídia kit, entre em contato com a equipe de vendas e solicite informações complementares.
Tendo esse conhecimento, solicite cadastro nas páginas específicas dos marketplaces, envie as documentações exigidas e aguarde até ser ratificado. Em seguida, registre os produtos e comece a propalar sua página!
Gestão simplificada da sua loja para marketplaces
Porquê mencionado anteriormente, a melhor estratégia para vender em marketplaces é a diversificação de canais. Mas com o aumento de espaços também cresce a premência de ter um hub integrado à sua operação. Você conhece esse sistema?
Utilizando um Hub de Integração
O hub de integração é um sistema tão completo e precípuo para as vendas multicanal que pode ser comparado a um funcionário da sua empresa. Conectado ao ERP e aos canais de venda onde você atua (loja virtual própria, marketplaces, varejo físico), o software unifica a gestão em um só lugar. Desse modo, não é necessário acessar uma plataforma por vez para controlar pedidos, estoque, financeiro, emissão de notas fiscais, etc.
Neste momento de prolongamento permanente do e-commerce brasiliano – mormente nos marketplaces, sai na frente da concorrência quem está cauteloso às tendências do mercado e aposta em soluções tecnológicas eficientes. Portanto, ter um hub integrado ao seu negócio significa mais destreza, organização e exatidão nas tarefas diárias. Essas vantagens são preciosas no mundo do empreendedorismo, finalmente, todo gestor de loja virtual quer ver seu empreendimento prosperar.
Fique discreto às tendências de consumo, estude os melhores marketplaces para a veras do seu negócio, invista em tecnologia e crie estratégias que permitam suas vendas aumentarem de modo contínuo e saudável.