Assistimos a subida do varejo online, as incertezas sobre os rumos da economia e consequentemente do consumo. Agora, chega a hora de uma das principais datas para o negócio eletrônico.
Muito se discute sobre quais ações e estratégias podem ser adotadas para metamorfosear novos clientes e oferecer uma experiência cada vez mais do dedo para as últimas semanas do ano.
Com um prolongamento de 47% nos pedidos online e no faturamento de e-commerces, uma tendência se refletiu dentre as expectativas: a jornada do consumidor na Black Friday deverá ser acompanhada de perto.
Para isso, separamos algumas dicas para aproveitar a data. Vamos encetar?
1. Prepare a sua página para navegação com segurança
Se você já tem um site, está na hora de identificar quais são as melhorias que podem ser aplicadas nele. Para prometer a navegação e segurança no tráfico de informações, é necessário se notar a alguns cuidados que podem interferir na firmeza da sua página.
O primeiro desvelo começa diretamente pela hospedagem de sites, ou seja, a sua infraestrutura. Normalmente em épocas sazonais, os números de visitantes e tráfico podem aumentar. Nesse caso, hospedagens gratuitas ou compartilhadas podem não mais oferecer a firmeza que o seu site precisa. Nesse caso, procure por suporte de desenvolvedores ou pelo host do seu site, e certifique-se de que o tráfico que você esperar receber está harmonizável com a sua solução de hospedagem.
Aliás, indique que o seu site é seguro através do SSL, – aquele cadeado que aparece antes do ‘’www’’. Essa é a forma de prometer ao seu cliente que o envolvente está prestes para uma compra segura.
Outro desvelo fundamental é prometer que os processos de compras e transações online estejam operando normalmente e protegem as informações dos clientes. Para quem vende online é imprescindível racontar com um gateway e intermediadores de pagamento. Essas soluções serão responsáveis por todo processo de compras, informação com instituições financeiras, desenlace e recebimento de pagamentos em segurança na internet.
Muitos clientes acabam não concluindo suas compras ao se depararem com processos instáveis e inseguros – e que não possuem um check-out transparente.
Acrescente esses cuidados no seu check-list e comece a revisão dos seus processos!
2. Entenda a jornada do seu consumidor
Site prestes e com envolvente seguro: chegou a hora de entender porquê ocorre a jornada dos seus consumidores e quais gatilhos podem ser aplicados para explorar novos resultados.
É importante realçar sobretudo que o planejamento de Black Friday e datas sazonais deve ser iniciar com pelo menos um mês de antecedência, considerando implementação de novas ações e fases de testes.
Sobretudo, existem algumas ações que podem ser aplicadas para essa e outras oportunidades e que visam reconhecer os pontos de interação dos seus consumidores. Podemos dividi-las em 3 etapas: atração e cadastro, engajamento e vendas, relacionamento e fidelização.
Preparos para pré-datas sazonais
34% dos clientes já estão começando suas pesquisas para adquirirem produtos e se conectarem com as marcas nas quais irão interagir.
Nesse momento é preciso atrair novos públicos, trabalhar seu posicionamento e estimular campanhas de cadastro para edificar uma base de contatos com potenciais clientes.
Adicione um formulário no seu site para cadastro em newsletter, recebimento de promoções e alertas, download de materiais e entrada a grupos e listas de transmissão.
Outra fórmula de sucesso é prometer que todos aqueles que acessem seu site, possam receber notificações porquê pop-ups e campanhas de mídia segmentadas nas redes sociais – aproximando sua empresa de forma personalizada.
Lembre-se de fazer publicações nas suas redes sociais e estimular o tráfico para suas páginas com o uso de links. Ou por outra, considere ações especiais para seus canais: dessa maneira você poderá estimular a interação de outras pessoas por múltiplas plataformas.
Durante datas sazonais
Nesse momento, 51% do seu público já está pesquisando online e avaliando os melhores canais de compra (online ou offline). Se você já possui uma base de contatos, chegou a hora de impor ações que irão fomentar a experiência com a sua empresa: use o e-mail marketing para segmentar contatos e listas de e-mail por comportamento, interesses, dados demográficos e histórico de compras para oferecer o que é mais comportável com seu perfil. Comprovadamente, as campanhas de e-mail marketing podem aumentar até 20% das suas conversões e serem responsáveis pela nutrição de contatos e relacionamento.
Invista em campanhas de mídia nas redes sociais e ações personalizadas desde o seu site.
Para gerar mais vendas, aposte no omnichannel, ou seja, faça ações que se interligam em diferentes canais: sites, e-mail, redes sociais, canais de atendimento e estabelecimentos físicos. Esse é um importante gatilho para aumentar suas vendas e edificar uma jornada eficiente para seus visitantes, leads e clientes.
Dica extra: acompanhe em tempo real o desempenho das suas ações. Dessa maneira, você poderá se conferir em tempo para correções, ajustes e intensificar ações que estejam cooperando para seus resultados.
Aproveite o uso de soluções porquê o e-mail marketing e faça um mapeamento de métricas, buscando reconhecer o que, de trajo, funciona para o seu negócio.
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Pós datas sazonais
Sem mistérios: agora que você já investiu em estratégias de conversão para datas sazonais, chegou a hora de segmentar e recolher resultados. O “pós” é na verdade tão importante quanto as ações de ingressão.
Para aqueles que compraram, invista em relacionamento. Suas primeiras ações podem ser atendimento e suporte personalizados, e-mails de congratulação, conteúdos especiais e novidades sobre a marca. Tenha porquê objetivo, estimular a conexão com a sua marca para outros períodos.
Para aqueles que não compraram mas se tornaram leads, crie uma novidade jornada e aproveite próximas oportunidades ou campanhas pontuais para estabelecer uma informação.
Lembre-se de utilizar contatos que tenham aceitado receber comunicações e não programe ações em excesso – isso pode espantar seus leads.
A melhor estratégia é continuar aplicando ações baseadas em dados comportamentais, dessa maneira, o siso de compatibilidade vai aumentar e ele poderá se conectar instintivamente com a sua empresa.
Apesar do desenvolvimento e cocuruto lucro do varejo online para empresas físicas, uma das principais dúvidas está entre porquê transmudar clientes offline para meios online.
É importante entender: quem são seus contatos e quais dados você já possui. A primeira ação deve ser direcionada a apresentar sua operação e canais de contato na internet. Ressaltar a crédito e a qualidade da entrega pode ser eficiente para estimulá-los a interagir no online.
Lembre-se de colocar seus vendedores em ação: alguns clientes acabam interagindo diretamente com esses colaboradores, facilitando a abordagem e estando mais receptivos.
Outros insights valiosos está em oferecer comodidade: 25% das empresas estão oferecendo opções para compras online e retirada nas lojas físicas. 22% possibilitam reservas online porquê uma das principais formas de conversão.
Estude as oportunidades e estabeleça conexões online e offline.
3. Invista em mobile
As vendas por mobile já estão em 2° lugar em n°s de compras e ocupam uma posição de destaques para segmentos porquê alimento e delivery. Um app próprio oferece ainda mais praticidade e personalização aos clientes.
Para apostar é preciso encontrar uma plataforma que ofereça múltiplos recursos para personalização com a sua marca, recursos para divulgação de novidades e notificações push, uso de lucidez sintético e fácil gestão para gestão dos pedidos e atualizações frequentes.
Isso pode diminuir os custos de taxas com marketplaces e otimizar seu investimento com outras mídias: na Delivery Direto, por exemplo, você poderá encontrar uma plataforma integrada a todos os recursos necessários para gerar, governar e se conectar aos seus clientes.
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4. Potencialize suas redes sociais
Existe um potencial ainda maior por trás das redes sociais quando operam em conjunto a todos os seus canais: elas podem ser responsáveis por turbinar suas estratégias e aumentar o tráfico e alcance das suas ações.
Com as atualizações mais recentes, redes porquê Instagram, Facebook e WhatsApp já se adequaram para a operação de vendas. Recursos porquê vitrine, shopping e marketplace permitem que diversas marcas iniciem e automatizem os seus processos de vendas pelas redes sociais.
Para potencializar suas redes sociais nessa era (e ao longo do ano), crie conteúdos de qualidade e que possibilitem interações. Aposte em uma identidade visual e explore os múltiplos formatos que cada rede oferece. Lembre-se de juntar promoções e divulgações que sejam verdadeiras e que estimulem o tráfico para outros canais porquê sites, blogs, e etc.
Dica extra: aposte no uso de um gerenciador de redes sociais para programar postagens, fabricar campanhas e governar tudo de um único lugar!
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5. Acompanhe e aposte em novos recursos para experiências digitais
Agora que você chegou até cá, já deve ter notado que todas as ações e estratégias valem para qualquer período do ano, não é mesmo?
Ao investirmos em presença do dedo, costumamos encontrar diversos benefícios que podem otimizar as nossas ações e nos tornar ainda mais eficazes para inferir novos públicos e fidelizar contatos.
A principal tarefa de empreendedores que querem crescer no envolvente do dedo começa por trás de suas próprias ações: no comitiva de métricas e indicadores que quantificam seus esforços e promovem um entendimento completo do desempenho da sua marca na internet.
Sites, lojas, e-mail marketing, apps e redes sociais promovem recursos essenciais para quem quer debutar e identificar resultados tangíveis. Por isso, aposte em uma estudo completa antes, durante e em seguida suas ações.
E para prometer resultados a médio e longo prazo, esteja por dentro de novidades do mercado do dedo e aposte em recursos complementares e conectadas a todos os seus canais digitais. Dessa maneira você estará aumentando a experiência e engajamento dos seus clientes.
E logo, curtiu nossas dicas? Continue acompanhando todas as novidades do Blog Locaweb e fique por dentro de novos insights para o seu projeto na internet.